Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sábado, 27 de agosto de 2011

II Workshop Temático Transdisciplinar

Aconteceu no último sábado dia 20 de agosto no Colégio Arabela Ribeiro em Estância – SE o segundo II Workshop do projeto Arte com Ciência que teve como tema, o planejamento das feiras escolares. Contamos com a participação dos alunos, bolsistas e professores das escolas de Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba e Estância além da coordenação do projeto. Seguindo o cronograma de atividades a serem executadas durante o dia, tocamos em assuntos como o levantamento e dimensionamento de novos projetos da estrutura das feiras, dos trabalhos que já estão em andamento entre outros pontos.

A abertura teve início às 9h com o Prof. Edilson Divino dando algumas explicações sobre o cronograma do dia, mencionando também que dessa vez o esperado era que, professores e alunos saíssem da posição de receptores, falando e mostrando mais em relação ao primeiro workshop. Logo após a abertura as escolas apresentaram o planejamento para as feiras, com ótimas ideias sobre os temas, estrutura e conteúdo para exposição.

A coordenação do projeto disponibilizou em cada uma das escolas beneficiárias um modelo de planejamento para execução das feiras, que proporcionou a direção das escolas uma forma mais fácil de organizar as ideias e toda a estrutura das feiras a ser apresentada no Workshop. A Professora Neuma Sueli do CEPRMA da cidade de Indiaroba deu inicio as apresentações, expondo no planejamento da escola os objetivos, metas e até mesmo o material necessário para a construção dos projetos. Dando continuidade a Prof.ª Nazaré do Colégio Comendador Calazans mostrou o que eles haviam pensado para a construção da feira na escola, que tem como objetivo desenvolver e integrar a educação ambiental no cotidiano escolar para a consolidação de uma consciência ecológica com o propósito de manter o equilíbrio ambiental através da arte, ciência e ecologia. Por sua vez os Professores Wesley Santos, José Gomes e os alunos bolsistas Douglas Araújo, Luana Basílio, Maria Alice e Solange Modesto do Colégio Arabela Ribeiro apresentaram o tema definido para a Feira de Arte Ciência e Ecologia, “Fontes de energias renováveis no Brasil: novas perspectivas em busca da sustentabilidade” e dentro desse tema nos mostraram as possíveis formas de se obter energia limpa, como forma de preservação do planeta e garantir um País melhor para as gerações futuras, a partir daí foram citadas as diversas formas de energias que podem ser utilizadas para desenvolvimento de projetos para exposição na feira como a solar, eólica, hidro energia, geotermal entre outras.

Houve análises e comentários sobre todos os projetos, levantamos as possibilidades de ideias complementarem outras assim como vários projetos podem caminhar juntos durante a execução suprindo qualquer déficit de informação ou unindo assuntos em comum.


Depois das apresentações das escolas a Prof.ª Zélia Soares Macêdo coordenou alunos e docentes na amostra de alguns experimentos de física que servem como base para desenvolver matérias para as feiras.


Confira o vídeo:


A estrutura das feiras é algo que precisa ser muito bem trabalhado, e houve um momento no workshop unicamente para falar de detalhes que não podem ser esquecidos, com os alunos, professores e coordenação juntos. Nessa discussão ficaram definidos datas, horários, locais, matérias, instalações, formação de uma equipe (que contará com coordenador geral, e uma pessoa responsável pelo setor de infraestrutura e logística, uma pessoa para a comunicação e outra para verificar o andamento dos projetos) responsável pela execução da construção da feira.

Durante a tarde a Prof.ª Maria José e a Prof.ª do CEPRMA Fabiana Oliveira apresentaram um projeto sobre Educação ambiental onde mostraram as funções ecológicas dos mangues e formas de incentivar a consciência ambiental. Contamos também com a apresentação do bolsista graduado Leonardo Almeida sobre os sedimentos encontrados nos manguezais.

As atividades do dia foram encerradas com a apresentação do plano de divulgação das feiras realizada pelos bolsistas graduandos Dândolo Santos e Marcelo Henrique mostrando todo o material para comunicação visual (camisas, adesivos, cartazes e murais) além dos demais veículos para divulgação que irão incentivar a população a vivenciar as feiras de ciência , arte e ecologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário