Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Multiplicadores do Conhecimento

O projeto Arte com Ciência já desenvolveu diversas atividades desde que teve início, foi possível perceber o quanto é importante vivenciar trabalhos de campo e não se submeter a restrições de aprendizado utilizando apenas livros didáticos dentro do ambiente de uma sala de aula. Após workshops, dinâmicas diversas, oficinas e visita aos manguezais, observamos o quanto todo esse processo estimulou os alunos para a construção de valores sociais, éticos e atitudes necessárias à sua convivência com a natureza, abrangendo dimensões econômicas, socioeducacionais e culturais.

As atividades propostas foram desenvolvidas em todas as etapas com grande interação dos alunos, denotando seus papeis como sujeitos ativos nesse processo de aprendizagem, buscando o novo e captando todas as informações que lhes são ofertadas. Uma resposta muito comum quando perguntamos a esses alunos o que eles esperam realizar com esse aprendizado é “repassar o conhecimento” existe uma notável vontade de compartilhar com os colegas, com a sociedade e com o mundo o conhecimento adquirido através dos trabalhos realizados por eles.

Procurando sempre levar os alunos a práticas e observações de aspectos geográficos, biológicos, físicos, culturais entre outros através de estudos e analise para compreensão da biodiversidade dentro da cultua de suas cidades, promovendo também o estudo e a prática da Educação Ambiental motivando mudança comportamental com relação ao meio ambiente através da utilização racional dos recursos naturais, o Arte com Ciência tem orientado esses alunos na elaboração de projetos que possam ser apresentados a comunidade nas feiras escolares e consequentemente favorecer a ocorrência de atitudes indagadoras de resolução de problemas, processando informações que aprimorem o conhecimento para a construção da consciência ambiental diante da necessidade de preservação do meio ambiente conforme a exposição das idéias dos projetos.

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