Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Viajando Pelo Sistema Solar

O firmamento que existe acima de nossas cabeças é um patrimônio para toda a humanidade. Vivemos num mundo onde a atmosfera não nos impede permanentemente de contemplar as estrelas, hoje nos damos conta do quanto progredimos graças à observação do Universo.

Falando especificamente do nosso sistema solar sab
emos que existe mais do que apenas planetas e luas e ai nos perguntamos: quantas vezes já não olhamos para o céu e brincamos de contar estrelas? Diante desse imenso instrumento de estudos numa primeira impressão o céu nos mostra apenas o que estamos acostumados a ver, no entanto temos plena convicção que existe muito mais pra se observar.

Nessa última sexta-feira dia 12 de agosto os alunos da escola CEPRMA tiveram uma noite de muita Astronomia com a palestra “Visão geral do sistema solar” ministrada pelo Prof. Augusto César Silva Almeida Diretor da CCTECA – GALILEU GALILEI (Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju). Todos puderam embarcar em uma breve viagem pelo sistema solar onde conhecemos mais detalhadamente sobre os elementos que compõe nosso sistema: O sol o nosso rei, Mercúrio um mundo estranho, Venus a bela e a fera, a Terra o nosso lar, Marte a próxima parada, Asteróides os pequenos mundos, meteoróides, meteoros e meteoritos, Júpiter quase uma estrela, Saturno o senhor dos anéis, Urano e planeta quase deitado, Netuno o último dos gigantes, Os planetas anões, cometas e astros travessos.

Seguindo a palestra entre analises, comparações, teorias e diversas dicas para observações do sistema solar durante o dia e a noite, o Professor Augusto César mostrou como é fácil diferenciar estrelas dos planetas a partir da cintilação, como é o caso de mercúrio que fica visível ao anoitecer próximo ao horizonte noroeste no inicio do mês de agosto, embora geralmente os planetas não cintilem, ele mencionou também que nos somos capazes de enxergar mais estrelas quando nossos olhos se adaptam a escuridão, e ai sim, podemos apreciar com mais prazer o céu noturno.

Finalmente após a fala do palestrante todos puderam ter a experiência de observar a lua um dos astros mais fascinantes para observação através do telescópio, já que o clima estava bem favorável oferecendo um céu completamente limpo que facilitou muito o processo dessa atividade.

Muitos dos milhares de pontos de luz que vemos no céu noturno têm nome, classificam-se dentro de grupos maiores e todos seguem uma harmoniosa ordem universal. A descoberta do nosso sistema solar é acessível a qualquer um de nós, e com certeza ela vira acompanhada de muita satisfação após a observação de elementos tão belos e interessantes, certamente esse é um pensamento que muitos levaram depois dessa breve viagem pelo cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário