Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sábado, 27 de agosto de 2011

II Workshop Temático Transdisciplinar

Aconteceu no último sábado dia 20 de agosto no Colégio Arabela Ribeiro em Estância – SE o segundo II Workshop do projeto Arte com Ciência que teve como tema, o planejamento das feiras escolares. Contamos com a participação dos alunos, bolsistas e professores das escolas de Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba e Estância além da coordenação do projeto. Seguindo o cronograma de atividades a serem executadas durante o dia, tocamos em assuntos como o levantamento e dimensionamento de novos projetos da estrutura das feiras, dos trabalhos que já estão em andamento entre outros pontos.

A abertura teve início às 9h com o Prof. Edilson Divino dando algumas explicações sobre o cronograma do dia, mencionando também que dessa vez o esperado era que, professores e alunos saíssem da posição de receptores, falando e mostrando mais em relação ao primeiro workshop. Logo após a abertura as escolas apresentaram o planejamento para as feiras, com ótimas ideias sobre os temas, estrutura e conteúdo para exposição.

A coordenação do projeto disponibilizou em cada uma das escolas beneficiárias um modelo de planejamento para execução das feiras, que proporcionou a direção das escolas uma forma mais fácil de organizar as ideias e toda a estrutura das feiras a ser apresentada no Workshop. A Professora Neuma Sueli do CEPRMA da cidade de Indiaroba deu inicio as apresentações, expondo no planejamento da escola os objetivos, metas e até mesmo o material necessário para a construção dos projetos. Dando continuidade a Prof.ª Nazaré do Colégio Comendador Calazans mostrou o que eles haviam pensado para a construção da feira na escola, que tem como objetivo desenvolver e integrar a educação ambiental no cotidiano escolar para a consolidação de uma consciência ecológica com o propósito de manter o equilíbrio ambiental através da arte, ciência e ecologia. Por sua vez os Professores Wesley Santos, José Gomes e os alunos bolsistas Douglas Araújo, Luana Basílio, Maria Alice e Solange Modesto do Colégio Arabela Ribeiro apresentaram o tema definido para a Feira de Arte Ciência e Ecologia, “Fontes de energias renováveis no Brasil: novas perspectivas em busca da sustentabilidade” e dentro desse tema nos mostraram as possíveis formas de se obter energia limpa, como forma de preservação do planeta e garantir um País melhor para as gerações futuras, a partir daí foram citadas as diversas formas de energias que podem ser utilizadas para desenvolvimento de projetos para exposição na feira como a solar, eólica, hidro energia, geotermal entre outras.

Houve análises e comentários sobre todos os projetos, levantamos as possibilidades de ideias complementarem outras assim como vários projetos podem caminhar juntos durante a execução suprindo qualquer déficit de informação ou unindo assuntos em comum.


Depois das apresentações das escolas a Prof.ª Zélia Soares Macêdo coordenou alunos e docentes na amostra de alguns experimentos de física que servem como base para desenvolver matérias para as feiras.


Confira o vídeo:


A estrutura das feiras é algo que precisa ser muito bem trabalhado, e houve um momento no workshop unicamente para falar de detalhes que não podem ser esquecidos, com os alunos, professores e coordenação juntos. Nessa discussão ficaram definidos datas, horários, locais, matérias, instalações, formação de uma equipe (que contará com coordenador geral, e uma pessoa responsável pelo setor de infraestrutura e logística, uma pessoa para a comunicação e outra para verificar o andamento dos projetos) responsável pela execução da construção da feira.

Durante a tarde a Prof.ª Maria José e a Prof.ª do CEPRMA Fabiana Oliveira apresentaram um projeto sobre Educação ambiental onde mostraram as funções ecológicas dos mangues e formas de incentivar a consciência ambiental. Contamos também com a apresentação do bolsista graduado Leonardo Almeida sobre os sedimentos encontrados nos manguezais.

As atividades do dia foram encerradas com a apresentação do plano de divulgação das feiras realizada pelos bolsistas graduandos Dândolo Santos e Marcelo Henrique mostrando todo o material para comunicação visual (camisas, adesivos, cartazes e murais) além dos demais veículos para divulgação que irão incentivar a população a vivenciar as feiras de ciência , arte e ecologia.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Reunião de Planejamento para o II workshop

No dia 18 de agosto a coordenação do projeto e os bolsistas de suas respectivas áreas (Biologia, Química, Física e Comunicação) se reuniram na UFS (Universidade Federal de Sergipe) mais especificamente no NUPEG (Núcleo de Petróleo e Gás) para o planejamento do II Workshop a ser realizado no Colégio Arabela Ribeiro em Estância – SE no dia 20 de agosto. Os pontos que foram discutidos na reunião consistiam em organizar da melhor forma possível o andamento do cronograma das atividades do II workshop que com tema o planejamento das feiras escolares.

No primeiro momento do dia ficou definida a abertura do evento com as apresentações do planejamento das escolas para as feiras escolares logo em seguida, no qual as menos receberam toda orientação necessária para desenvolvimento desse material, dessa forma todas as escolas podem estar a par dos projetos que estão sendo desenvolvidos, umas vez que seja necessário reaproveitar ideias que venham complementar outros trabalhos.

No segundo momento alunos, bolsistas e professores mostrariam os projetos que estão em andamento e no que consiste a aplicação daquela ideia à feira escolar baseado nas orientações do workshop anterior onde surgiram muitas ideias das mais variadas áreas. Todos poderão tirar qualquer duvida em relação aos projetos e execução das feiras.

O último horário da tarde ficou reservado para comunicação, nesse momento ficou estabelecido apresentação de todas as ações e formas de divulgação das feiras escolares assim como material de comunicação visual onde incluímos cartazes, folders, adesivos, camisas entre outros veículos que devem cumprir seu papel em divulgar o acontecimento das feiras no mês de outubro.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Planejamento com os alunos e professores do Colégio Arabela Ribeiro

A visita ocorreu na terça-feira, dia 09 de agosto de 2011, no período da tarde, no Colégio Arabela Ribeiro, no município de Estância. A reunião foi realizada para colocar em prática os temas propostos durante o I Workshop Temático Transdiciplinar oferecido aos docentes e discentes das três escolas públicas estaduais localizadas nos municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba que ocorreu no dia 18-06-2011, no Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo, no município de Indiaroba.

A reunião contou com a participação da coordenadora Porfª Zélia Soares Macêdo, da bolsista graduada Silvaneide de Jesus Matos e o voluntário graduado Rudson da Conceição Ferreira, bem como participaram os professores José Gomes, Cynthia da Silva e alunos do 2º e 3º Ano, todos representantes do colégio Arabela Ribeiro, do município de Estância.

Durante a reunião, foi realizada amostra de alguns experimentos de física, como por exemplo, a “pilha humana”, “teste de condutores” e outros. Alunos e docente participaram dos experimentos e foram registradas fotos. Os experimentos serviram como base para que novas idéias surgissem a fim de desenvolver projetos e materiais voltados para Feira de Ciências.

A visão mais bela que alguém pode ter através de um telescópio

Vivemos num intrincado conjunto de corpos celestes que muitas vezes desafiam nossas tentativas de classificação. O Sistema Solar vem se modificando lentamente desde sua formação e nossos conhecimentos se aprimoram muito mais rapidamente que o sistema de ensino é capaz de absorver, e ai podemos afirmar que nosso aprendizado também se move.

A Diretora do CEPRMA Elenira Cardoso esteve presente na palestra “visão geral do sistema solar” e deu sua opinião sobre as informações passadas durante a noite.

“O sistema solar vem se modificando sempre desde a sua formação, mas a visão que temos dele se enriquecendo no ritmo das descobertas é cada vez mais frequente, sendo assim muitas das informações que o Prof. Augusto César nos passou esta noite se tornam essenciais para o uso dos nossos professores em sala de aula. Essa palestra sobre astronomia foi de fundamental para os alunos, tirou muitas dúvidas e certamente aprimorou os conhecimentos de todos que estiveram presentes”.

A aluna Juliana do 3º ano do ensino médio turma B confessa ter ficado sem palavras após observar o planeta Saturno. “Sempre que observo o céu fico encantada com a beleza que esta ao alcance de todos nós a olho nu, mas poder contemplar esse céu maravilho através de um telescópio com mais detalhes é algo sem explicação, o universo é realmente incrível".

Uma sabedoria bonita e tranquila, que permite a visão mais bela que alguém pode ter do universo por meio dessa ciência natural que esta entre as mais antigas, a Astronomia.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Viajando Pelo Sistema Solar

O firmamento que existe acima de nossas cabeças é um patrimônio para toda a humanidade. Vivemos num mundo onde a atmosfera não nos impede permanentemente de contemplar as estrelas, hoje nos damos conta do quanto progredimos graças à observação do Universo.

Falando especificamente do nosso sistema solar sab
emos que existe mais do que apenas planetas e luas e ai nos perguntamos: quantas vezes já não olhamos para o céu e brincamos de contar estrelas? Diante desse imenso instrumento de estudos numa primeira impressão o céu nos mostra apenas o que estamos acostumados a ver, no entanto temos plena convicção que existe muito mais pra se observar.

Nessa última sexta-feira dia 12 de agosto os alunos da escola CEPRMA tiveram uma noite de muita Astronomia com a palestra “Visão geral do sistema solar” ministrada pelo Prof. Augusto César Silva Almeida Diretor da CCTECA – GALILEU GALILEI (Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju). Todos puderam embarcar em uma breve viagem pelo sistema solar onde conhecemos mais detalhadamente sobre os elementos que compõe nosso sistema: O sol o nosso rei, Mercúrio um mundo estranho, Venus a bela e a fera, a Terra o nosso lar, Marte a próxima parada, Asteróides os pequenos mundos, meteoróides, meteoros e meteoritos, Júpiter quase uma estrela, Saturno o senhor dos anéis, Urano e planeta quase deitado, Netuno o último dos gigantes, Os planetas anões, cometas e astros travessos.

Seguindo a palestra entre analises, comparações, teorias e diversas dicas para observações do sistema solar durante o dia e a noite, o Professor Augusto César mostrou como é fácil diferenciar estrelas dos planetas a partir da cintilação, como é o caso de mercúrio que fica visível ao anoitecer próximo ao horizonte noroeste no inicio do mês de agosto, embora geralmente os planetas não cintilem, ele mencionou também que nos somos capazes de enxergar mais estrelas quando nossos olhos se adaptam a escuridão, e ai sim, podemos apreciar com mais prazer o céu noturno.

Finalmente após a fala do palestrante todos puderam ter a experiência de observar a lua um dos astros mais fascinantes para observação através do telescópio, já que o clima estava bem favorável oferecendo um céu completamente limpo que facilitou muito o processo dessa atividade.

Muitos dos milhares de pontos de luz que vemos no céu noturno têm nome, classificam-se dentro de grupos maiores e todos seguem uma harmoniosa ordem universal. A descoberta do nosso sistema solar é acessível a qualquer um de nós, e com certeza ela vira acompanhada de muita satisfação após a observação de elementos tão belos e interessantes, certamente esse é um pensamento que muitos levaram depois dessa breve viagem pelo cosmos.

Entrevista com Augusto César Diretor da CCTECA –Galileu Galilei


Contando com a participação dos monitores do CEPRMA Silva Letícia Santos da Silva e Adriel José Soares Santos realizamos uma entrevista com Augusto César que falou sobre o que pensa do Projeto Arte com Ciência.

Confira!

  • O que você pensa a respeito do Projeto Arte com Ciência?

Vejo o Arte com Ciência como um Projeto muito importante que divulga a ciência para a comunidade e acaba despertando o interesse dos alunos para as ciências e consequentemente fazendo-os seguir uma carreira científica.

  • Qual a sensação de estar participando da 1ª palestra do Projeto Arte com Ciência?

Participar desse evento e ter a oportunidade de mostrar uma pequena parcela do universo e proporcionar as pessoas que geralmente não tem chance de estar olhando através do telescópio usá-lo, me passa a sensação de ser grande . Sinto-me muito feliz, espero que todos tenham gostado da palestra que conteve algumas informações que as pessoas normalmente não têm acesso, são informações mais técnicas que eu tentei passar popularizando o ensino da astronomia e outras ciências.

  • Qual a importância dos estudos realizados esta noite para o Arte com Ciência?

A maior importância é despertar um real interesse nas pessoas pela astronomia já que ela é uma arte e também uma ciência, então eu acho que ela cumpre com o papel do Projeto.

  • De uma forma sintetizada qual a sua visão geral do sistema solar?

A minha visão geral do sistema solar é que ele é uma casa e que devemos estudá-la para tentar entender o nosso planeta e mais do que isso eu acho que devemos aprender muito com as observações da natureza e ai está incluso o sistema solar, devemos tenta entender o nosso planeta estudando o universo como um todo.

A lição que eu deixo aqui é que devemos cuidar mais do nosso planeta, o único em que existe vida e o único que temos.